A densidade mamária é definida pela proporção relativa de áreas radiopacas, indicando a presença de tecido fibroglandular, entre o componente de tecido adiposo das mamas.
A densidade mamária varia de indivíduo para indivíduo, sendo influenciada por fatores genéticos, etnia, dieta, estímulos hormonais, etc.
A sensibilidade diagnóstica da mamografia depende fortemente da densidade mamária e do fenômeno radiológico decorrente da interação do feixe de raios X com os componentes do tecido mamário. O tecido adiposo torna possível a fácil transposição da radiação produzindo áreas escuras na mamografia. Os tecidos epiteliais e estromais, por outro lado, atenuam os fótons de raios X e determinam áreas brancas ou densas na radiografia. As lesões observadas na mamografia não são facilmente perceptíveis nas áreas fibroglandulares porque ambos apresentam os mesmos coeficientes de atenuação.
Como é determinada a densidade mamária?
A densidade mamária é determinada através da mamografia e descrita de acordo com uma das seguintes quatro categorias:
- Adiposa;
- Com densidades fibroglandulares esparsas;
- Heterogeneamente densa; ou
- Extremamente densa.

As duas últimas categorias sendo consideradas como “mamas densas”.
A densidade mamária é um fator de risco para câncer de mama?
As mamas densas são normais. Acima dos 40 anos, cerca de 40% das mulheres têm mamas densas.
Embora normal, a densidade mamária é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama. Quanto mais densa a mama, maior o risco.
A mamografia é o exame de referência para o rastreio do câncer de mama e, comprovadamente, reduz a mortalidade por essa causa. Contudo, nas mamas densas, os nódulos podem não ser visíveis na mamografia e não serem detectados até que tenham dimensões maiores, sendo mais provável que se espalhem.

Quais outros exames ajudam no rastreamento do câncer de mama?
Outros testes de rastreio, como a ultrassonografia e a ressonância magnética das mamas, quando adicionados à mamografia, aumentam substancialmente a detecção de câncer da mama em fase precoce nas mulheres com as mamas densas.
Saiba onde você pode realizar a sua mamografia com todo cuidado que você merece!
A mamografia é um dos exames mais eficazes no combate ao câncer de mama e pode ser potencializado com a ultrassonografia das mamas. E esses dois exames você encontra na Aura Diagnósticos.
Na Aura você conta com uma equipe cuidadosa pronta para te acolher, com os equipamentos mais modernos e com uma estrutura de alto padrão. Aqui você tem a agilidade que você precisa e o cuidado que sua saúde merece.
Acompanhe nosso perfil no Instagram e no Facebook para saber mais sobre nosso diagnóstico inteligente.
Conteúdo criado com base na seguinte referência:
- https://densebreast-info.org/wp-content/uploads/2020/10/Patient-Fact-Sheet-Portuguese.pdf