Novembro Azul

Conscientize-se e saiba quais exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata.

Novembro chegou e com ele o movimento Novembro Azul, tendo como objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Aqui em nosso Blog da Aura Diagnósticos, já abordamos mais especificamente sobre a Campanha Novembro Azul, caso queira conferir, basta clicar aqui.

CÂNCER DE PRÓSTATA

O que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata

O câncer de próstata é um tumor que se instala numa área qualquer da glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto.

Em estágio avançado, o tumor invade a cápsula que envolve a próstata e depois chega a outros tecidos ao seu redor, incluindo as vesículas seminais.

Segundo dados do INCA, o câncer de próstata corresponde a 29,2% dos casos de câncer em homens, sendo o segundo mais comum entre esse grupo, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Na maioria das vezes, o câncer de próstata possui evolução silenciosa, podendo não apresentar sinais e sintomas em sua fase inicial. Mas, ainda assim, vale ficar atento às manifestações, como por exemplo:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em iniciar ou finalizar o jato urinário;
  • Diminuição do jato urinário;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Esses sinais e sintomas são inespecíficos, pois podem ser considerados também para a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata), por isso é necessária avaliação médica para fins de diagnóstico diferencial.

O câncer de próstata pode ser suspeitado antes de quaisquer sintomas, através de exames como:

  • Exame de PSA, que tem a finalidade de medir, no sangue, o PSA (proteína produzida pela próstata, presente na corrente sanguínea e no sêmen). Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata.
  • Exame de toque retal pelo médico urologista, tendo como finalidade avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata.

Quais podem ser considerados os fatores de risco para o câncer de próstata?

Ter um fator de risco, ou mesmo vários, não significa um diagnóstico. Muitas pessoas com um ou mais fatores de risco nunca desenvolveram algum tipo de câncer, enquanto outras que tiveram o diagnóstico do câncer podem ter poucos ou nenhum fator de risco conhecido.

Segundo o site American Cancer Society, alguns fatores que podem aumentar o risco de um homem desenvolver câncer de próstata, são:

  • Idade: o câncer de próstata é raro em homens com menos de 40 anos, mas a chance aumenta rapidamente após os 50 anos.
    Cerca de 6 em cada 10 casos de câncer de próstata são encontrados em homens com mais de 65 anos.
  • Histórico familiar: o câncer de próstata parece ocorrer em algumas famílias, o que sugere que, em alguns casos, pode haver um fator hereditário ou genético . Ainda assim, a maioria dos cânceres de próstata ocorrem em homens sem histórico familiar.
  • Alterações genéticas: várias alterações genéticas hereditárias (mutações) parecem aumentar o risco de câncer de próstata, mas representam apenas uma pequena porcentagem dos casos em geral. Por exemplo:
    • Mutações herdadas dos genes BRCA1 ou BRCA2 , que estão ligadas a um risco aumentado de câncer de mama e de ovário em algumas famílias, também podem aumentar o risco de câncer de próstata em homens (especialmente mutações em BRCA2).
    • Homens com síndrome de Lynch (também conhecido como câncer colorretal hereditário sem polipose, ou HNPCC ), uma condição causada por alterações genéticas hereditárias, têm um risco aumentado de vários tipos de câncer, incluindo câncer de próstata.

Alguns fatores possuem efeitos menos claros no risco de câncer de próstata, como:

  • Dieta: o papel exato da dieta no câncer de próstata não está claro, mas vários fatores foram estudados.
  • Obesidade: ser obeso (muito acima do peso) não parece aumentar o risco geral de desenvolver câncer de próstata.
    Alguns estudos descobriram que homens obesos têm risco maior de desenvolver câncer de próstata mais agressivo (crescimento mais rápido).
  • Fumar: a maioria dos estudos não encontrou uma ligação entre fumar e ter câncer de próstata. Algumas pesquisas associam o tabagismo a um possível pequeno aumento do risco de morte por câncer de próstata, mas essa descoberta precisa ser confirmada por outros estudos.
  • Inflamação da próstata: alguns estudos sugeriram que a prostatite (inflamação da próstata) pode estar ligada a um risco aumentado de câncer de próstata, mas outros estudos não encontraram tal ligação. A inflamação é frequentemente observada em amostras de tecido da próstata que também contêm câncer.
  • Infecções sexualmente transmissíveis: pesquisadores analisaram se as infecções sexualmente transmissíveis podem aumentar o risco de câncer de próstata, porque podem levar à inflamação da próstata. Até agora, nenhuma conclusão firme foi alcançada.

Conteúdo retirado do site: https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/causes-risks-prevention/risk-factors.html

Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico

Graças aos avanços em diagnóstico por imagem é possível que sejam solicitados exames nesse contexto como, por exemplo, ultrassonografiabiópsia guiada por ultrassonografia ou ressonância magnética.

Ultrassonografia de Próstata

O exame é solicitado para avaliar o aspecto ultrassonográfico da próstata, seu tamanho e volume, a capacidade vesical, o volume pós-miccional, bem como repercussões na parede da bexiga urinária.

Na AURA dispomos de 2 equipamentos de ultrassom, que permitem a aquisição de imagens com qualidade e precisão, além é claro, de equipe extremamente capacitada para um atendimento humanizado e acolhedor.

Biópsia guiada por Ultrassom

Apesar da evolução contínua dos exames de imagem na busca do diagnóstico preciso do câncer de próstata, em especial da ressonância magnética, ainda cabe à biópsia transretal guiada por ultrassonografia um papel fundamental para a confirmação desta histopatologia.

A biópsia transretal por ultrassonografia é um procedimento minimamente invasivo realizado para se obter amostras e fragmentos de nódulos e formações anormais da próstata.

Aqui na AURA esse procedimento é realizado por médicos radiologistas intervencionistas com formação e treinamento específicos, em ambiente adequado, com protocolos de atendimento definidos e sob sedação, garantindo o máximo conforto e segurança.

Ressonância Magnética

A ressonância magnética é realizada através de um equipamento que utiliza campo magnético intenso e a emissão de ondas de radiofrequência para a formação de imagens dos diferentes tecidos do corpo humano.

Através da capacidade de resolução temporal e espacial, a Ressonância Magnética propicia uma análise de alterações tumorais, proporcionando aumento da precisão no diagnóstico, assim como avaliação dos pacientes pós-terapêuticos.

A AURA dispõe de um equipamento de Ressonância Magnética de 1,5T com ampla mesa de exame (abertura de 70 cm) para proporcionar mais conforto aos pacientes. Utilizamos bobinas dedicadas com elevado número de elementos/canais, além de softwares com tecnologias que permitem aquisições de imagens de melhor qualidade, em menor tempo e com alta resolução.

 Quais as vantagens de realizar seus exames na Aura?

  • Esses procedimentos são realizados em um espaço pensado para a um atendimento acolhedor, com equipe médica e técnica especializada, atendimento humanizado, equipamentos modernos, específicos e dedicados ao procedimento, trazendo mais conforto e segurança ao paciente.
  • Aqui você tem a agilidade que precisa e o cuidado que sua saúde merece.
  • Aceitamos convênios, confira.

Acompanhe nosso perfil no Instagram e no Facebook para saber mais sobre nosso diagnóstico inteligente.

Conteúdo criado com base nas seguintes referências:
  1. https://www.pfizer.com.br/sua-saude/oncologia/cancer-de-prostata
  2. https://www.inca.gov.br/assuntos/inca
  3. https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/deteccao-precoce-do-cancer_0.pdf
  4. https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/causes-risks-prevention/risk-factors.html
  5. https://www.scielo.br/j/rb/a/hbXbQQG3N593jGbH9WBZ3xt/?lang=pt

Mais conteúdos para você