RESSONÂNCIA MAGNÉTICA: TUDO SOBRE O EXAME

Saiba um pouco mais sobre este exame que é um super aliado na hora de diagnosticar as doenças

A ressonância magnética (RM) é um exame que possibilita a obtenção de imagens de alta definição dos órgãos do corpo humano.

Os estudos de RM têm sido realizados na prática clínica há mais de 20 anos. Durante esse período, a tecnologia tem evoluído de maneira contínua, incluindo aquisições mais rápidas e um maior detalhamento anatômico e patológico, sendo assim é um exame que vem sendo solicitado com muita frequência por médicos das mais diferentes especialidades. Além disso, é um exame que não utiliza radiação ionizante, diferente das radiografias e tomografias.

Vamos juntos saber o que é, para que serve e como é feito o exame de ressonância magnética.

O que é ressonância magnética?

A ressonância magnética é um método de diagnóstico que interage com os átomos de hidrogênio, abundantes no nosso corpo, por meio dos campos magnéticos e pulsos de radiofrequência. Assim, cria imagens em alta definição dos órgãos, sendo muito importante para diagnosticar várias condições clínicas.

Para que serve a ressonância?

A ressonância magnética serve para auxiliar o médico no diagnóstico, avaliação e monitoramento de algumas patologias. Seguem alguns exemplos mais comuns:

  • Identificar doenças neurológicas, como Alzheimer, tumor cerebral, esclerose múltipla ou acidente vascular cerebral  (AVC);
  • Diagnosticar lesões osteomusculares, como tendinite, lesões nos ligamentos ou hérnias de disco;
  • Identificar lesões abdominais hepáticas, pancreáticas, nas vias biliares, além de endometriose pélvica, cistos e tumores ovarianos e outros;
  • Observar alterações nos vasos sanguíneos e coração;
  • Rastrear mulheres de alto risco para câncer de mama.

É necessário tomar alguns cuidados antes da realização deste exame, pois não pode haver nenhum tipo de material metálico próximo ao campo magnético do aparelho, como grampos de cabelo, óculos ou detalhes de roupas, evitando-se, assim, acidentes.

Existem ainda algumas contraindicações absolutas para o exame de ressonância magnética como:

  • Bombas de infusão (inclusive implantáveis);
  •  Cápsula endoscópica e monitor de medida de ph (phmetria);
  • Cateter de Swan-Ganz e qualquer outro cateter com eletrodos ou dispositivo eletrônico;
  • Clamp carotídeo do tipo Poppen-Blaylock;
  • Clipes de aneurisma cerebral ferromagnéticos;
  • Desfibrilador implantável;
  • Marcapasso;
  • Implantes dentários magnéticos;
  • Fixadores ortopédicos externos;
  • Prótese coclear metálica, implantes otológicos e aparelhos auditivos não removíveis etc.

E outras contraindicações relativas, com condições de realização do exame avaliadas de forma individual e criteriosa. 

A RM deve ser evitada no primeiro trimestre de gestação (até 12 semanas). Caso haja dúvida em relação a possível gestação inicial, é necessário confirmação com exame de beta-HCG sanguíneo.

Como é feito o exame de ressonância?

O paciente é colocado na maca, que desliza em direção ao tubo, onde as imagens são captadas. Dependendo do local do corpo em que o exame vai ser feito, um equipamento chamado bobina é colocado em cima do paciente, ampliando o campo magnético e melhorando a qualidade da imagem naquele local. 

A ressonância magnética pode ser um exame um pouco mais demorado, com duração média de 40 minutos, dependendo da área a ser examinada, com algumas pausas entre os conjuntos de imagens obtidas. 

Além disso, o paciente não pode se mexer durante a realização do exame, para não comprometer a qualidade das imagens. Em pessoas que não conseguem ficar paradas, como crianças, portadores de claustrofobia, demência ou esquizofrenia, por exemplo, pode ser necessário realizar o exame com sedação para induzir o sono, de caso contrário, o exame pode não ser eficaz.

Em alguns casos, sob a indicação e orientação do médico radiologista, pode ser necessária a aplicação de um agente paramagnético chamado gadolínio na veia do paciente, pois é uma forma de elevar o sinal e fornecer um maior contraste de imagem. 

Como é o preparo do exame de ressonância magnética?

Para realizar o exame de ressonância magnética é necessário observar alguns preparos:

  • Nada de objetos metálicos: devido ao campo magnético, o paciente deve entrar na sala de exames sem nenhum objeto metálico (brincos, relógio, piercing, pulseiras, etc);
  • Poderá realizar o exame vestindo roupa que não contenha metal. Caso não possa comparecer com esse tipo de roupa, a AURA fornecerá avental adequado para o exame;
  • Fique tranquilo! O ponto principal nos preparativos para um exame de ressonância magnética é não se preocupar. Ele é indolor e é um excelente método diagnóstico;
  • Alguns preparos específicos são solicitados dependendo da região a ser examinada.

Tatuagem, cílios postiços, barulho e claustrofobia: qual a relação desses temas com a Ressonância Magnética?

Como em qualquer exame mais complexo, existem alguns detalhes que podem influenciar no resultado ou até mesmo no processo do exame de Ressonância Magnética. Para você chegar mais preparado para o seu exame, confira: 

  • Tatuagens e maquiagem definitiva / micropigmentação: esperar pelo menos 30 dias para realizar a RM. Após esse período, podem eventualmente sofrer aquecimento durante o exame. Neste caso, basta o paciente sinalizar à equipe que o exame é suspenso no mesmo momento;
  • Cílios postiços removíveis podem ter partes metálicas e ferromagnéticas (ou mesmo imãs). Idealmente, deverão ser removidos um dia do exame;
  • Barulho: todos os ruídos e batidas são normais. O paciente utiliza protetores auriculares, pode ouvir música através de um sistema de som especial e sempre se comunicar com a equipe de profissionais;
  • Claustrofobia: a imensa maioria das pessoas não têm dificuldades ou desconforto em realizar o exame. Algumas pessoas são claustrofóbicas e sentem desconforto ou medo de intensidade variável de lugares fechados. Importante lembrar que durante todo o exame, o paciente é monitorado pela equipe de profissionais e uma campainha fica em seu poder. A qualquer incômodo basta acioná-la para emitir um sinal de alerta. 

Saiba onde você pode realizar a sua ressonância magnética com todo cuidado que você merece!

A ressonância magnética é um dos exames mais completos e precisos atualmente e sem grandes restrições para a sua realização.

Na Aura você conta com uma equipe cuidadosa pronta para te acolher, com os equipamentos mais modernos e com uma estrutura de alto padrão. Aqui você tem a  agilidade que você precisa e o cuidado que sua saúde merece.

Acompanhe nosso perfil no Instagram e no Facebook para saber mais sobre nosso diagnóstico inteligente.

Mais conteúdos para você