Outubro Rosa

Conscientize-se e saiba quais exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico do câncer de mama.

Outubro chegou e com ele o movimento Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Aqui em nosso Blog da Aura Diagnósticos, já abordamos mais especificamente sobre a Campanha Outubro Rosa, caso queira conferir, basta clicar aqui.

CÂNCER DE MAMA

O que você precisa saber sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma neoplasia frequente entre as mulheres, caracterizado por células de mama anormais, cujo crescimento não responde aos mecanismos de controle das células normais.

Segundo o INCA, homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).

Através da detecção precoce, um em cada três casos de câncer pode ser curado, por isso, além de estarem atentas ao próprio corpo, é recomendado às mulheres, que façam exames de rotina solicitados pelo médico de confiança. 

A mamografia é um exemplo de exame de imagem de rotina que pode ser feito para identificar o câncer antes da apresentação de sintomas causados pela doença. A recomendação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia é de uma periodicidade anual para mulheres entre 40-74 anos e para mulheres com 75 anos ou mais que tenham expectativa de vida superior a 7 anos.

Em casos de alterações mamárias suspeitas classificadas como BIRADS 4 e 5, pode ser solicitada uma biópsia percutânea da mama guiada por imagem, como a Core Biópsia de Mama, o que fornece um diagnóstico tecidual preciso dessas alterações, mediante a retirada de fragmentos.

É importante estar atenta aos sinais de alerta, como:

  • Nódulo endurecido palpável na mama;
  • Alterações no mamilo;
  • Saída espontânea de secreção pelo mamilo;
  • Alterações na pele (vermelhidão, edema, aspecto em casca de laranja, retração da pele);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Quais podem ser considerados os fatores de risco para o câncer de mama?

Existem determinados grupos de mulheres com maior tendência a desenvolver o câncer de mama por estarem expostas a iniciadores ou promotores, denominados fatores de risco, e a identificação desses grupos tem o objetivo de implementar estratégias preventivas mais efetivas de detecção precoce da neoplasia.

  • Idade avançada (65 anos ou mais);
  • Mutações genéticas herdadas;
  • Parentes de primeiro grau com câncer de mama;
  • História familiar de câncer de ovário inicial;
  • Exposição ionizante à radiação antes dos 30 anos;
  • História pessoal de câncer de mama precoce, carcinoma ductal ou lobular in situ, doenças proliferativas da mama;
  • Nuliparidade;
  • Primeira gravidez a partir dos 35 anos;
  • Menarca precoce (idade < 12 anos);
  • Menopausa tardia (idade > 55);
  • Mamas muito densas;
  • Consumo de álcool;
  • Herança judaica Ashkenazi;
  • Diabetes mellitus tipo II;
  • Obesidade no pós-menopausa, etc.

O risco de câncer de mama pode ser reduzido em até 30% dos casos através de hábitos mais saudáveis como praticar atividades físicas, alimentar-se adequadamente, manter o peso adequado, evitar consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico

Graças aos avanços em diagnóstico por imagem é possível que sejam solicitados exames clínicos das mamas como, por exemplo, mamografia/tomossíntese, ultrassom ou ressonância magnética.

Mamografia e Tomossíntese

Como já abordado, a mamografia é uma modalidade de imagem totalmente dedicada ao cuidado das mamas, permitindo a redução das taxas de mortalidade da doença, a detecção ainda em estágio inicial e assim oferecendo melhores opções cirúrgicas e quimioterápicas. Este exame deve ser feito anualmente por mulheres com mais de 40 anos ou conforme orientação médica para casos de alto risco

Leia mais sobre a Importância da Mamografia em nosso blog, clique aqui.

Já a tomossíntese tem se destacado desde que surgiu por contar com tecnologia 3D para observar o tecido mamário. O exame é capaz de identificar tumores pequenos que até então ficavam escondidos pelo próprio tecido fibroglandular das mamas.

Na AURA dispomos de um equipamento de Mamografia Digital com Tomossíntese Mamária, possibilitando imagens da mama finas e seriadas, reduzindo a sobreposição das estruturas mamárias e aumentando a chance de detecção de câncer.

Ultrassonografia mamária

A ultrassonografia é indicada para a avaliação de alterações palpáveis, diferenciação  de cistos e nódulos, pacientes com mamas densas, na complementação do exame mamográfico, entre outros. O método de exame utiliza ondas sonoras para gerar imagens de estruturas do organismo em múltiplos planos, de forma indolor e em tempo real, sem utilização de radiação ionizante.

Aqui na AURA dispomos de 2 equipamentos de ultrassom que permitem a aquisição de imagens com qualidade e precisão.

Ressonância magnética das mamas

A Ressonância Magnética é realizada através de um equipamento que utiliza campo magnético intenso e a emissão de ondas de radiofrequência para a formação de imagens dos diferentes tecidos do corpo humano.

Ela é indicada para estabelecer o estadiamento da neoplasia, planejamento cirúrgico, avaliação pós-quimioterapia, avaliação precisa dos implantes mamários, rastreio de mulheres de alto risco, etc.

A AURA dispõe de um equipamento de Ressonância Magnética de 1,5T com ampla mesa de exame (abertura de 70 cm) para proporcionar mais conforto aos pacientes. Utilizamos bobinas dedicadas com elevado número de elementos/canais, além de softwares com tecnologias que permitem aquisições de imagens de melhor qualidade, em menor tempo e com alta resolução.

 Quais as vantagens de realizar seus exames na Aura?

  • Esses procedimentos são realizados em um espaço pensado para a Saúde da Mulher, com equipe médica e técnica especializada, atendimento humanizado, equipamentos modernos, específicos e dedicados ao procedimento, trazendo mais conforto e segurança ao paciente.
  • Aqui você tem a agilidade que precisa e o cuidado que sua saúde merece.
  • Aceitamos convênios, confira.

Acompanhe nosso perfil no Instagram e no Facebook para saber mais sobre nosso diagnóstico inteligente.

Conteúdo criado com base nas seguintes referências:
  1. https://telemedicinamorsch.com.br/blog/diferenca-entre-mamografia-e-tomossintese
  2. https://cura.com.br/exames-de-imagem-para-diagnostico-do-cancer-de-mama-2/
  3. https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama
  4. https://doi.org/10.1016/j.jacr.2021.04.021
  5. Livro Série CBR – Mama, Urban, Linei Augusta Brolini Delle, 1a edição, 2018.

Mais conteúdos para você