Setembro: mês Mundial da Doença de Alzheimer.
No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. O número chega a 50 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Alzheimer’s Disease International.
Este cenário mostra o quão é necessário atenção à saúde, alertando as pessoas buscarem por informações, aconselhamento e apoio, bem como estarem em dia com sua saúde física, mental e emocional.
A Doença de Alzheimer afeta, predominantemente, pessoas acima de 65 anos de idade, comprometendo a memória, a linguagem e a percepção do mundo. Provoca alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente, com evolução progressiva.
A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.
O diagnóstico de Alzheimer muda a vida de todos os envolvidos, desde o paciente que recebe o diagnóstico, até as pessoas mais próximas a ele. Familiares de portadores da doença de Alzheimer podem buscar ajuda em associações de Alzheimer ou demência. Caso precise, deixaremos aqui o site da ALZ.ORG, onde você poderá encontrar todas as informações relevantes sobre Demência e Alzheimer.
Como é o Diagnóstico de Alzheimer
Infelizmente, a ciência ainda não descobriu um exame específico que indique se a pessoa é portadora da Doença de Alzheimer.
O diagnóstico é baseado em critérios, requerendo uma ampla avaliação médica, desde de achados clínicos, histológicos, genéticos, biomarcadores e de imagiologia cerebral.
Estudos recentes mostram avanços no diagnóstico da Doença de Alzheimer, que incluem biomarcadores e podem identificar suas patologias subjacentes, usando tomografia por emissão de pósitrons, ou análise do líquido cefalorraquidiano.
Para saber mais clique aqui e leia o artigo.
Apesar de ser delicado e difícil definir o diagnóstico exato na fase inicial da doença, é importante estar atento, pois há maior probabilidade de se beneficiar dos tratamentos disponíveis que podem melhorar a qualidade de vida do paciente.
Saiba quais são os Exames de Imagem que auxiliam no diagnóstico da Doença de Alzheimer e como a Aura Diagnóstico pode te ajudar.
Os exames de imagem buscam caracterizar a atrofia encefálica global com predomínio temporal, além da hipoperfusão temporoparietal, descartando padrões do envelhecimento normal e outras causas específicas. Os exames mais solicitados são listados abaixo:
- Tomografia computadorizada;
- Ressonância nuclear magnética;
- SPECT e PET.
Dentre os exames citados, tanto a Tomografia computadorizada e a Ressonância nuclear magnética, são realizados aqui na na Aura e você pode agendar de forma simples e rápida através do nosso WhatsApp.
Quais as vantagens de realizar seus exames na Aura?
- Esses procedimentos são realizados na Aura, com equipe médica e técnica especializada, atendimento humanizado, equipamentos modernos, específicos e dedicados ao procedimento, trazendo mais conforto e segurança ao paciente.
- Aqui você tem a agilidade que precisa e o cuidado que sua saúde merece.
- Aceitamos convênios, confira.
Acompanhe nosso perfil no Instagram e no Facebook para saber mais sobre nosso diagnóstico inteligente.
Conteúdo criado com base nas seguintes referências:
1. https://www.alz.org/br/dementia-alzheimers-en.asp
2. https://www.alzint.org/get-involved/world-alzheimers-month/
3. https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-alzheimer-3/
4. Livro Série CBR – Encéfalo, Antônio José da Rocha, Leonardo Vedolin, Renato Adam Mendonça, 1a edição, 2012.