A biópsia percutânea a vácuo ou mamotomia é um tipo de biópsia mamária, alternativa à PAAF e à core biópsia de mama para a obtenção de tecido mamário suspeito e estudo anatomopatológico. Permite obter vários fragmentos através de uma única inserção na mama, de forma multidirecional, com volume superior ao obtido com os métodos convencionais, consequentemente aumentando a acurácia do diagnóstico.
O procedimento é minimamente invasivo, realizado em ambiente ambulatorial, sem necessidade de internação, com anestesia local e sem pontos, podendo ser guiada por ultrassonografia, mamografia (estereotaxia) ou ressonância magnética.
Quando devo realizar a Mamotomia?
A mamotomia é indicada para a investigação de lesões mamárias como microcalcificações, nódulos sólidos ou distorções da arquitetura das mamas, caracterizados por exame de diagnósticos por imagem.
O exame auxilia na busca de um diagnóstico definitivo dessa lesão, que vai desde lesões benignas até o câncer de mama. Para esta definição, a amostra do tecido suspeito que é retirada no exame, é enviada para análise laboratorial do médico patologista para avaliação e laudo.
Como é realizado o exame de Mamotomia?
Passo a passo simplificado:
– Com a paciente sentada ou deitada na mesa de exame é realizada a assepsia da pele e a anestesia local, minimizando qualquer dor ou desconforto que possa ocorrer durante o procedimento;
– Faz-se uma pequena incisão na pele da mama, para introduzir a agulha da mamotomia;
– Os equipamentos de ultrassonografia, mamografia ou ressonância magnética permitem a visualização da inserção da agulha até a área suspeita;
– Inicia-se então a retirada dos fragmentos mamários acionando o sistema a vácuo e o mecanismo de corte do instrumental;
– A agulha é retirada;
– Na maioria dos casos, coloca-se um clipe metálico inerte que será o marcador do local da biópsia caso haja necessidade de uma cirurgia adicional ou como controle posterior com exames de imagem;
– Ao término da coleta, comprime-se a área puncionada, diminuindo a chance de sangramento;
– Orientações médicas são passadas para a paciente;
– As amostras de biópsia serão enviadas para o laboratório onde o médico patologista as examinará;
– Normalmente, o laudo do exame leva em média de 7 a 10 dias para ser liberado.
A mamotomia é um exame perigoso?
Não. A mamotomia é um procedimento seguro com poucas complicações descritas na literatura médica, sendo relacionadas principalmente a sangramento, hematoma e infecção.
Quais as vantagens de realizar o exame de Mamotomia na Aura?
- Procedimento minimamente invasivo, possibilitando diagnósticos de grande confiabilidade e com baixo índice de complicações.
- Possibilidade de colocação de marcador no momento da biópsia.
- Pequenas lesões podem ser totalmente retiradas em uma única introdução de agulha reduzindo o tempo de procedimento e a manipulação de tecidos adjacentes.
- Este procedimento é realizado na Aura, com equipe médica e técnica especializada, atendimento humanizado, equipamentos modernos, específicos e dedicados ao procedimento, trazendo mais conforto e segurança ao paciente.
- Aqui você tem a agilidade que você precisa e o cuidado que sua saúde merece.
Acompanhe nosso perfil no Instagram e no Facebook para saber mais sobre nosso diagnóstico inteligente.