A tomografia computadorizada ou TC é um exame de imagem não invasivo que combina equipamentos especiais de Raios-X com computadores programados para produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos. Além disso, o exame gera imagens em fatias que podem ser analisadas de qualquer ângulo.
Vamos entender um pouco mais sobre como funciona a tomografia computadorizada?
Como funciona a tomografia computadorizada?
A realização do exame é feita por um técnico em radiologia. É pedido para que o paciente se deite sob uma mesa que se move para dentro e para fora de um túnel redondo: o tomógrafo. Durante a realização, o tubo de raio-x se move em volta do paciente, emitindo feixes de radiação em ângulos precisos.
Durante o exame é necessário que o paciente se mantenha imóvel, para que não haja o risco das imagens ficarem distorcidas. Em alguns casos, o médico pode pedir para que prenda a respiração em certos períodos, para melhor resultado. Pacientes que não conseguem se manter imóveis, como crianças pequenas, pode-se ter dificuldade para realizar o exame. Nesse caso, se houver prescrição médica, os profissionais podem realizá-lo com o uso de sedação.
Em alguns casos, é necessário o uso de contraste iodado. O contraste é conhecido por alterar a capacidade de absorção da radiação ionizante dos tecidos durante o procedimento diagnóstico e ajuda na definição de vasos sanguíneos e lesões. Para quem não é alérgico, a substância é segura, podendo ou não gerar reações adversas como náuseas e dores de cabeça.
O exame dura em torno de 10-30 minutos.
Para que serve a tomografia computadorizada?
Esse exame tem como principal objetivo explorar através de imagens de alta resolução diversas partes do corpo.
É muito útil para o diagnóstico por imagem de muitas doenças, tais como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros. Devido ao grande poder de detalhamento, são capazes de detectar nódulos ainda pequenos que, mais tarde, podem se tornar tumores. As Tomografias Computadorizadas também são valiosas em emergências, pois são capazes de fornecer informações rapidamente para um diagnóstico e tratamento com resultados mais efetivos.
A tomografia computadorizada normalmente não é a primeira opção de exame diagnóstico pedido pelo médico, já que utiliza-se de radiação para fornecer as imagens. O médico pode recomendar, dependendo do local do corpo, uma ultrassonografia, por exemplo.
O exame é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez,a tomografia só é realizada após a apresentação do Beta-HCG (exame de gravidez) negativo. No caso da tomografia com contraste, para pacientes diabéticos, é necessária a suspensão da Metformina (antidiabético oral). O uso de sedativos para a realização deste exame é recomendado apenas para pacientes inconscientes, desorientados e crianças. Pacientes asmáticos ou alérgicos, o protocolo é de informar o profissional radiologista, para que o exame seja conduzido da melhor maneira possível.
Os principais tipos de tomografias são:
- Tomografia de crânio: Indicada para investigação de traumas, infecções, ocorrência de hemorragia, hidrocefalia ou presença de aneurismas.
- Tomografia de abdômen e de pelve: Solicitada para avaliar a evolução de tumores e abscessos, além de verificar a ocorrência de apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma.
- Tomografia de membros superiores e inferiores: Utilizada para lesões musculares, fraturas, tumores e infecções;
- Tomografia de tórax: Indicada para investigação de infecções, doenças vasculares, rastreamento de tumores e avaliação da evolução de tumores
Como se preparar para o exame de tomografia computadorizada?
Geralmente é solicitado que se faça jejum antes da realização do exame, a duração do jejum varia conforme o tipo de tomografia e o local a ser feito a tomografia.
O paciente é instruído a retirar qualquer objeto metálico que possa estar usando, pois isso pode distorcer as imagens geradas. Durante o exame, é necessário utilizar apenas roupas de algodão.
Caso o paciente porte dispositivos implantados como marca-passo, port-a-cath ou outros, o paciente deve informar ao técnico em radiologia. Este fator não o impedirá de realizar o exame, mas é necessário que o profissional saiba para que os devidos cuidados sejam tomados.
É necessário fazer exame de tomografia computadorizada periodicamente?
Devido à radiação, os médicos devem evitar repeti-la com muita frequência, apenas quando for estritamente necessário. O seu médico, com base nos seus dados clínicos e laboratoriais, pode dizer quando é o momento certo para a realização desse exame.
É interessante saber também que os aparelhos atuais apresentam mecanismos que regulam a quantidade de radiação conforme a necessidade.
Saiba onde você pode realizar a sua tomografia computadorizada com todo cuidado que você merece!
Na Aura você conta com uma equipe cuidadosa pronta para te acolher, com os equipamentos mais modernos e com uma estrutura de alto padrão. Aqui você tem a agilidade que você precisa e o cuidado que sua saúde merece.
Acompanhe nosso perfil no Instagram e no Facebook para saber mais sobre nosso diagnóstico inteligente.